Fala pessoal!
Alguns alunos me viram com o cubo mágico ou com a camiseta com estampa dele durante as nossas aulas e por isso gostaria de compartilhar minha experiência com vocês.
Há tempos, ainda garoto, lembro-me de alguém apresentando isso como um jogo. Não dei muita bola pra isso só revendo o cubo mágico anos depois já com meus 18 pra 19 anos. Época que eu tinha uma banda de pop/rock com meus primos e amigos. Foi quando o peguei pela primeira vez em mãos. Em poucos minutos percebi que, embora de fácil entendimento do objetivo de montar o cubo com suas faces coloridas de mesma cor, não era uma tarefa fácil a princípio. Cheguei até pensar que com algumas horas de tentativas eu chegaria na solução. E nessa época eu também deixei de lado e não aprendi a solucionar o cubo.
Durante a minha graduação já em meados de 2004 estudando para me tornar um profissional de matemática na área da educação, cheguei a brincar com o cubo já entendendo que precisamos de fórmulas (algoritmos) para que consigamos resolvê-lo. Isso quer dizer que, se você não é um gênio, muito, mas muito difícil conseguir montar o cubo mágico por si só. Mas comprei o cubo desses de até R$ 3,00 nos mercadinhos existentes por aí. Só que estes cubos baratos, você não consegue fazer movimentos rápidos pois o mesmo fica travando. Por isso é bom praticar com um cubo profissional ou, pelo menos, um pouco melhor. Senão, esse é outro motivo que irá desanimá-lo(a).
E mesmo assim o deixei de lado outra vez... Isto é, foram diversas vezes...
Durante meus primeiros anos como professor de matemática, sempre um ou outro aluno trazia o cubo para dentro da aula e uma vez ou outra ele aparecia dentro de alguns exercícios, normalmente sobre volume.
E, obviamente, me perguntavam se eu sabia resolvê-lo. Meio envergonhado eu falava que não, mas sempre respondia que só conseguia resolver os cubos quem, de certo modo, decorava as fórmulas para se chegar no final. Não deixava de ser verdade.
Neste ano de 2015, eu tomei como desafio de resolver o cubo. Na verdade eu já tinha resolvido no começo deste ano, mas só vendo a sequência das fórmulas e seguindo os passos. Mas, pra você realmente conseguir resolver o cubo sem manual, você deve resolvê-lo diversas vezes até se sentir confortável e não olhar manual nenhum. Obviamente decorando as fórmulas (algoritmos) para isso.
Então, em agosto deste ano eu finalmente consegui resolver o cubo não importando a maneira como ele se apresenta, mas só pelo método básico, ou seja, eu demoro de 2 a 3 minutos para resolvê-lo. Digo isso porque dependendo da posíção em que as peças do cubo mágico estão você adianta uns passos para conseguir resolver mais rápido.
Ah, pasme! Os recordes estão por volta de 6,5 segundos. Isso mesmo. Vamos arredondar. Recordistas resolvem o cubo mágico 3x3x3 em 7 segundos. Aproveitando existem cubos 2x2x2, 4x4x4 e etc.
Eu gostaria de compartilhar a minha experiência de resolver o cubo, no caso, o de 3x3x3 que é mais famoso, gravando vídeos e ensinando o método básico. Ah, eu não sei o método avançado, mas prometo tentar aprender nessas nossas férias.
Quem quiser saber mais indico o site do Renan Cerpe. Ele é um famoso que já apareceu nas mídias e detém os sites abaixo ajudando a divulgar o cubo mágico como atividade não só no campo educativo e recreativo, mas nos negócios também. Ele mesmo gravou vídeos onde ele ensina a resolver o cubo e ainda ele coloca mais fórmulas extras para conseguir resolver mais rapidamente com o método avançado.
http://cubovelocidade.com.br/ (PARA VOCÊS APRENDEREM A RESOLVER O CUBO)
http://www.cuberbrasil.com/ (PARA ADQUIRIR CUBOS COM QUALIDADE E VARIEDADE)
Última dica, os meus últimos cubos eu comprei no site aliexpress.com. Lá tem diversos modelos e marcas. É só pesquisar direito. Só não se esqueça de que como vem de fora do país pode demorar mais pra chegar, às vezes de 2 a 3 meses.
Então é isso, começarei a explorar o cubo gravando e publicando aqui no blog.
Abraços!
Kenji
Nenhum comentário:
Postar um comentário